O mundo já vive os impactos das mudanças climáticas?
- Rádio Plural
- 3 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
As grandes tempestades tropicais, as inundações, as fortes ondas de calor e as secas severas já são resultado do aquecimento global e das mudanças climáticas? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a ação do homem atualmente influencia de forma significativa as mudanças climáticas e fomenta a intensificação do efeito estufa.

(Foto: Brasil de Fato)
Ao longo dos últimos anos, a humanidade tem vivenciado eventos climáticos extremos de maneira cada vez mais frequente. As altas temperaturas, as grandes enchentes, os longos períodos de seca, as fortes nevascas e a ocorrência de tornados, são consequências das mudanças climáticas no planeta, além de serem grandes indicadores de futuros eventos ainda mais catastróficos.
De acordo com a ONU News, em 2023 os eventos climáticos atingiram patamares alarmantes e o planeta bateu recordes de temperaturas, emissão de gases poluentes e de desastres associados ao avanço do aquecimento global. O secretário-geral da organização, António Guterres, afirmou ainda no ano passado, que as mudanças climáticas estão fora de controle no globo terrestre, tornando necessário adotar medidas que retardem as mudanças climáticas e evitem o colapso mundial.
É importante destacar que a ação humana é a maior protagonista quando falamos do aquecimento global e do aumento descontrolado do efeito estufa, fenômenos que influenciam diretamente as mudanças climáticas. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento em massa, o consumismo, as práticas agrícolas e pecuaristas irresponsáveis, a indústria e o descarte de resíduos sólidos colocam em risco a saúde do planeta e de seus habitantes. As Nações Unidas ainda pontuam que as catástrofes climáticas colocam em risco a existência de diversas espécies terrestres e oceânicas, expondo-as ao processo de extinção.
É evidente que as mudanças climáticas já são parte de nosso cotidiano. Infelizmente tal cenário é apenas consequência de séculos da irresponsabilidade humana em relação ao meio ambiente. Nas últimas décadas, diversas conferências do clima foram realizadas e diversos objetivos foram estabelecidos pela ONU, e repassados aos governos pelo mundo. A Agenda 2030, documento que relaciona 17 objetivos para alcançar o desenvolvimento sustentável em um país, é o maior símbolo de tudo isso, porém poucos Estados de fato tentaram implementá-los. Será que apenas projetos estipulados no papel são suficientes para salvar a humanidade do próprio caos ambiental? Como lidaremos com as mudanças climáticas no futuro?
Texto: Mariana Ribeiro/Rádio Plural
Com informações: news.un.org , www.wwf.org.br , g1.globo.com
Opmerkingen