Ufopianos vão à Brasília lutar pela educação
- Rádio Plural
- 25 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Na última terça-feira, 21 de maio, estudantes e servidores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) se uniram em Brasília (DF) para protestar contra a ausência de reajuste salarial e verbas para a educação pública. A manifestação aconteceu na Esplanada dos Ministérios e contou com a participação de centenas de universitários de todo o Brasil.
A caravana saiu em direção à capital federal, na segunda-feira, 20 de maio, e foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (Assufop) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A demonstração de união era composta por estudantes de diversos cursos dos campi Mariana e Ouro Preto e servidores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Programação
No dia 21 os participantes fizeram uma vigília em frente ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), onde ocorreu uma mesa de negociações entre o Governo Federal e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).
Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma plenária com os estudantes e trabalhadores da Ufop e IFMG. A principal pauta foi a necessidade de fortalecimento das atividades locais de greve.
"É o momento de aprofundarmos os nossos debates sobre qual é a universidade que queremos e radicalizar a luta por um orçamento digno para estudar, trabalhar e permanecer", divulgou o DCE em suas redes sociais.
No dia 22, quarta-feira, os estudantes compuseram a "Marcha da Classe Trabalhadora" que teve início em frente a Torre de TV de Brasília e caminhou até o Congresso Nacional.
Confira a mensagem completa:
Texto: Paulo César Gouvêa/Rádio Plural
Com informações do DCE Ufop
Comments