Alice no país do trampolim
- Rádio Plural
- 21 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Alice Gomes, ouro-pretana e atleta da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim, conquistou o 6º lugar no Campeonato Mundial em 2023 e garantiu a vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Natural de Ouro Preto, Alice, de 25 anos, é fruto do tradicional Instituto Trampolim -projeto social que oferece aulas de ginástica para as crianças da cidade, situado na rua Desidério de Matos, no Caminho da Fábrica- e integrou o time reserva da Seleção Brasileira de Ginástica em participação histórica do Brasil na modalidade, em decorrência do desempenho de Camila Lopes, que se tornou titular, nas seletivas e no ciclo olímpico.

Em uma entrevista para a Revista Quem, a atleta pontuou a importância desse marco para a sua carreira: “Sei que já marquei meu nome na história ao conseguir colocar a ginástica de trampolim feminina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso é o que me motiva a cada dia.”
O primeiro contato da atleta com a modalidade foi aos 8 anos no Instituto Trampolim. Aos 14 anos, Alice Gomes deixou Ouro Preto e se mudou para Belo Horizonte em busca de apoio e oportunidades dentro do esporte. Então, a ginasta passou a integrar o Minas Tênis Clube, e compõe a equipe de atletas do clube até hoje.
A ginasta de trampolim acumula diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o título de campeã brasileira em 2024, prata na Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim em 2023 e o troféu Brasil Olímpico de 2022 de melhor atleta da ginástica de trampolim.
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos em 14° lugar na ginástica de trampolim, disputando o esporte pela primeira vez nas Olimpíadas.
Texto: Mariana Ribeiro e Sabrine Varjão/Rádio Plural
Comments