top of page

Por 141 votos favoraveis Assufop aprova propostas do Governo e greve caminha para o fim

  • Foto do escritor: Rádio Plural
    Rádio Plural
  • 18 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2024

Nesta terça-feira, 18 de junho, a Associação dos Técnicos-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (Assufop) aprovou, por 141 votos favoráveis, os textos das propostas do Governo Federal. A greve segue acontecendo e terá seu fim somente com a assinatura do acordo.


A Assembleia Geral contou com a presença de 142 trabalhadores e teve início a partir das 14h. A reunião abordou como pauta principal a análise e deliberação da última proposta do Governo Federal, da mesa de negociações do dia 11 de junho, com adendo do dia 14 do mesmo mês.


Apesar da manutenção do reajuste de 0% para 2024, os servidores consideraram a proposta governamental um avanço significativo. A proposta inclui melhorias na carreira TAE, estabelece um reajuste de 9% para 2025 e de 5% para 2026, repõe parte do orçamento das universidades e garante o Reconhecimento dos Saberes e Competências (RSC) para os servidores técnico-administrativos.


TAEs durante momento de votação. Foto: Assufop

Fim iminente


Na oportunidade, Gabriel Souza, presidente da Assufop, iniciou seu discurso falando sobre os avanços da greve, e seguiu manifestando seu apoio ao encaminhamento para seu fim. Segundo o técnico, a classe já têm grandes avanços conquistados, mas está muito claro que há algumas semanas não há avanços em pautas financeiras.


“Nós temos grandes avanços no tocante a estruturação da nossa carreira. [...] E já quero falar nos primeiros minutos da minha fala, o que ninguém quer falar: que a  gente tem que caminhar para o fim da greve. Nós já estamos com quase 90 dias de greve aqui na Ufop, com quase 100 dias a nível nacional, e não existe greve eterna”, afirmou Gabriel Souza.

Durante seu discurso, Gabriel lembrou que a movimentação dos técnicos em aderirem a greve foi, principalmente, a ausência de mesa de negociações. Souza falou também sobre os anúncios do governo, deste mês de junho. Lembrou que no começo se falava em R$1 bilhão e que neste momento há cerca de 5 bilhões dedicados à sua categoria.


Ao final, o técnico defendeu seguir as orientações do Comando Nacional de Greve em manter a greve dos técnicos-administrativos até assinar o acordo com o Governo Lula.  Só com o acordo assinado os TAEs sinalizariam a saída da greve. 


A estudante de Serviço Social, Letícia Bargas, discursou durante a reunião e declarou que a greve trouxe consciência para a importância dos servidores técnicos dentro da rede federal de ensino.


Na próxima quarta-feira, 19 de junho, às 16 horas, acontecerá a reunião da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop), que também irá pautar as mesmas propostas do Governo, discutidas nesta tarde pela Assufop. O local do evento será no Auditório do Degeo, Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto (MG).


Impactos da greve 

 

Após 81 dias em greve do administrativo e 85 dos docentes, os impactos são sentidos, não somente entre os servidores, como também pelos estudantes e o possível andamento do calendário levanta questionamentos sobre a retomada do semestre. 


Ainda há os veteranos que aguardam a formatura e que agora não sabem a data que que se formarão. 


Wedsley Lopes, ingressante do curso de Turismo da Ufop, declarou ao Jornal Plural sobre seus sentimentos de incerteza quanto às datas e ao calendário acadêmico.


“Estou muito ansioso com tudo isso, eu entro todos os dias no e-mail para ver se enviaram meu acesso do ‘Minha Ufop’, esperando que essa greve acabe logo. Sinto que o meu grande sonho está se tornando um pesadelo”, conta o estudante.

Texto: Victória Kelly, João Henrique do Nascimento e Paulo César Gouvêa/Rádio Plural

Comments


Ícone em Vermelho (1).png

Rádio Plural 

A Web Rádio Plural, foi fundada em 2014 pelos estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, com o objetivo de dar voz aos futuros jornalistas, permitindo que a experiência da graduação se tornasse prática . Desde então, gerações de alunos participaram na elaboração de inúmeros programas como entrevistas, coberturas jornalísticas e reportagens sobre assuntos variados.

© 2024 por Xaral

Assine a newsletter

Email enviado!

  • Spotify
  • Instagram
  • Inserir_um_título-removebg-preview
bottom of page