top of page

Chegamos ao 'vai ou vaza' na série D

  • Foto do escritor: Rádio Plural
    Rádio Plural
  • 29 de ago. de 2024
  • 6 min de leitura

Atualizado: 2 de set. de 2024

A Série D do Campeonato Brasileiro chegou às quartas de final, oito equipes disputam quatro vagas para o acesso à Série C de 2025.


Os confrontos foram entre os seguintes clubes:


Retrô-PE x Brasiliense-DF


Itabaiana-SE x Treze-PB


Anápolis-GO x Iguatu-CE


Inter de Limeira-SP x Maringá-PR


O Retrô, fundado em 2016, apesar de ser um clube bastante novo no cenário nacional, já incomoda os times do alto escalão pernambucano. A Fênix de Camaragibe tem batido na trave nos últimos dois anos consecutivos do estadual pernambucano, ficando com o vice-campeonato.


Para chegar até aqui, o Retrô teve de enfrentar na fase de grupos os times do Itabaiana, Jacuipense, ASA, CSE, Juazeirense, Petrolina e Sergipe. Passou em segundo, vencendo oito jogos, com dois empates e apenas quatro derrotas, somando um total de 26 pontos. Nas fases de mata-mata, despachou o tradicional América de Natal, após o empate em 1 a 1 no Rio Grande do Sul e 0 a 0 em Pernambuco, levando a melhor nos pênaltis, vencendo por 7 a 6. Na fase seguinte encarou o Manauara, vencendo por 2 a 0 na Arena Pernambuco e perdendo por 2 a 0 no estádio da Colina em Manaus, mais uma vez nos pênaltis, a Fênix venceu o Robô Laranja por 4 a 1.


O adversário do Retrô, o Brasiliense é um clube bastante conhecido nacionalmente. Fundado em 2000, o Jacaré já foi Vice-Campeão da Copa do Brasil de 2002, perdendo naquele ano para o Corinthians, já disputou a Série A no ano de 2005, porém caiu no mesmo ano de sua estreia. Também é o detentor de 11 títulos do campeonato brasiliense. O Jacaré busca voltar ao destaque nacional esse ano, já que em 2025 o clube não tem vaga na Série D, pois para se qualificar para a Série D o time tem que ganhar o estadual ou ser vice, o que não aconteceu em 2024, já que o Ceilândia venceu o Capital na final e assim esses dois times estarão na Série D de 2025. Em sua trajetória até aqui, o Jacaré já foi líder de seu grupo onde conseguiu, vencer dez jogos, empatar dois e perder dois. Na segunda fase, bateu o Real Noroeste do Espírito por 2 a 0 na ida em terras capixabas e 2 a 2 em Brasília no jogo de volta. Nas Oitavas passou com um caminhão no Brasil de Pelotas sendo os placares: 4 a 1 no Rio Grande do Sul e 5 a 0 no DF.


O Itabaiana é um time do interior de Sergipe que almeja, assim como o Brasiliense, voltar aos seus dias de glória. O time é bastante tradicional, sendo considerado o maior representante do interior do estado. O Tricolor da Serra, como é conhecido, disputou a Série A e teve a sua última disputa em 82, onde ficou em 41°.


No Campeonato Sergipano o Tremendão, já foi campeão 11 vezes, sendo o seu último título em 2023. Nesta Série D, o Cebolão foi o líder de seu grupo vencendo 8 jogos, empatando 2 e perdendo 2. Na fase seguinte, perdeu na ida para o Atlético Cearense por 1 a 0 em Horizonte, no Ceará, e venceu na volta a Águia Cearense por 3 a 0 no Mendonção. Na fase seguinte, encarnou o Porto Velho de Rondônia, onde após empatar em casa por 2 a 2 e na capital rondoniense por 1 a 1, o Cebolão venceu nos pênaltis por 4 a 2. 


O Treze da Paraíba será o adversário do Itabaiana nas quartas de final. O Galo da Borborema vai em busca de um feito inédito, tentando conquistar o seu terceiro acesso à Série C, algo que em 16 edições de quarta divisão nenhum time conseguiu. Ele já havia conseguido dois acessos: um em 2018 e outro em 2011, quando foi o quinto colocado, mas acabou classificando para Série C, após a exclusão do clube Rio Branco do Acre da terceira divisão. 

O terceiro maior campeão nacional, Treze venceu o campeonato paraibano 17 vezes, sendo a última em 2023. O Galo de Campina Grande, já disputou todas as divisões nacionais, inclusive a Série A, mas o clube nunca conquistou nenhum campeonato nacional e nenhuma Copa do Nordeste. Em seu caminho até aqui, o Treze teve de enfrentar o Iguatu, América-RN, Atlético-CE, Sousa, Santa Cruz-RN, Maracanã e Potiguar Mossoró. Passou em primeiro na fase de grupos, vencendo nove jogos, empatando quatro vezes e perdendo apenas um jogo. No "mata ou morra", o Treze despachou o ASA de Arapiraca, empatando por 1 a 1 na terra do fumo e vencendo por 3 a 0 no Amigão em Campina Grande. Na fase seguinte enfrentou o Altos do Piauí, vencendo o jogo de ida na casa do jacaré por 1 a 0 e perdendo em casa por 2 a 1, onde nos pênaltis, o galo venceu por 5 a 3 e agora terá pela frente o Itabaiana.


Mais um galo pode subir para a Série C, o Galo de Anápolis é um clube bem tradicional no estado de Goiás, sendo campeão goiano em 1965. Já jogou também na elite do futebol brasileiro em duas oportunidades, em 66 e 67. O Galo da Comarca, está fazendo a sua melhor campanha de todas as edições já disputadas. O time goiano passou em segundo no grupo A5 que tinha Brasiliense, Mixto, Crac de Catalão, Iporá, União Rondonópolis, Real Brasília e Capital do Tocantins. Somou um total de 25 pontos, vencendo sete, empatando quatro e perdendo três jogos. Na fase seguinte, encarou o Itabuna, perdendo a ida na Bahia por 1 a 0 e ganhou do Dragão do Sul por 3 a 0 em Anápolis. Enquanto, nas oitavas encarou o Cianorte do Paraná, vencendo a ida na casa do Leão Cafeeiro por 2 a 1 e empatando por 1 a 1 no Jonas Duarte, casa do Galo da Comarca.


O rival do Anápolis, o Iguatu do Ceará, é mais uma equipe nova que vive um bom momento. Fundado em 2010, o azulão do centro-sul, já ganhou a terceira e a segunda divisão cearense, tendo a sua melhor campanha na elite estadual o terceiro lugar em 2023. No ano passado, o Iguatu disputou pela primeira vez a Copa do Brasil e na primeira fase, encarou o América de Natal, como o empate classifica o visitante na primeira fase, o Iguatu teve de correr atrás da vitória e conseguiu, com o gol de Talisson Calcinha aos 32 do segundo tempo o Azulão passou de fase e encarou o Santos na Vila Belmiro na qual foi derrotado por 3 a 0 pelo Santos. Nesta Série D, o Iguatu foi o segundo colocado no grupo em seu grupo, ficando atrás apenas do Treze da Paraíba. Na fase pré-oitavas, o time cearense enfrentou o Jacuipense da Bahia, na ida, no estádio Pituaçu, fora da casa do Leão do Sisal, o Eliel Martins. Na bola, o placar foi 0 a 0 e a volta no Morenão foi 2 a 1 para os donos da casa, pelas oitavas o Azulão teve de passar pelo Manaus, placares de 2 a 2 no Amazonas e 2 a 1 na casa do Azulão.


A Internacional de Limeira, está pela primeira vez nas quartas de finais da Série D. A tradicional equipe do interior paulista, em 1986 foi o primeiro clube a ganhar o Paulistão, não sendo um time da capital ou o Santos. A veterana já jogou todas as divisões nacionais, inclusive a elite nacional, sendo a última vez em 1990. 


Em seu trajeto até as quartas, O Leão da Paulista foi o segundo colocado no grupo A7 que tinha Maringá, Água Santa, Costa Rica-MS, Santo André, Pouso Alegre, São José-SP e Patrocinense. Ele somou 24 pontos no total, vencendo 7 jogos, empatando 3 e perdendo 4. Na segunda fase encarou o Avenida de Santa Cruz do Sul, empatando sem gols no estádio dos Eucaliptos no Sul e em 1 a 1 no Major Levy Sobrinho em Limeira, onde nos pênaltis bateu por 8 a 7 o clube gaúcho. Nas oitavas, o time do Leão ficou em 0 a 0 com o Nova Iguaçu e venceu na casa do Laranjão por 1 a 0, garantindo assim a vaga nas quartas.


O Maringá será o adversário da Internacional de Limeira nas quartas de finais. O clube de apenas 14 anos, já foi vice-campeão paranaense nos anos de: 2014, onde perdeu para o Londrina, 2022 para o Coritiba e em 2024 para o Athletico Paranaense. Ganhou destaque nacional no ano passado, onde após vencer o Flamengo na Copa do Brasil em casa por 2 a 0 , infelizmente acabou levando 8 a 2 do Rubro-negro carioca no Maracanã. 

Na edição da CdB de 2024, o Dogão aprontou para cima do América Mineiro, vencendo por 2 a 0 o Coelhão com gols aos 55 e 57 dos segundo tempo. No entanto, na fase seguinte, o Amazonas venceu o Dogão por 1 a 0 em terras paranaenses. Em sua campanha até aqui, o Maringá, passou pelo grupo A7 na liderança com 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, somando assim 32 pontos.


Na fase seguinte enfrentou o Novo Hamburgo do Rio Grande do Sul, onde ganhou o jogo de ida na casa do Nóia por 4 a 2 e venceu na volta em casa por 1 a 0, despachando assim o Anilado. Na fase anterior, derrotou a Portuguesa Carioca por 3 a 1 no Rio e 3 a 1 na volta em casa em um jogo marcado por duas expulsões e muita polêmica envolvendo arbitragem por parte da Lusa. Assim como a Inter de Limeira e o Anápolis, esta é a primeira vez que o time paranaense chega às quartas de finais.


Texto por Pedro Lotti

Comments


Ícone em Vermelho (1).png

Rádio Plural 

A Web Rádio Plural, foi fundada em 2014 pelos estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, com o objetivo de dar voz aos futuros jornalistas, permitindo que a experiência da graduação se tornasse prática . Desde então, gerações de alunos participaram na elaboração de inúmeros programas como entrevistas, coberturas jornalísticas e reportagens sobre assuntos variados.

© 2024 por Xaral

Assine a newsletter

Email enviado!

  • Spotify
  • Instagram
  • Inserir_um_título-removebg-preview
bottom of page