Geórgia, a estreante da Eurocopa
- Rádio Plural
- 27 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de set. de 2024
Hoje vamos falar da Geórgia, país localizado no Cáucaso, que faz fronteiras com Rússia, Armênia, Azerbaijão e Turquia. Esta é a primeira vez que um país da região dos Montes Cáucasos disputa a competição. Um país pequeno que fazia parte da antiga União Soviética que tem problemas separatistas que envolvem a Federação Russa, as regiões da Abecásia e Ossétia do Sul buscam se separar do país, tal tensão levou a uma guerra em 2008 e as regiões hoje são "independentes", porém poucos países as reconhecem como nações soberanas.
No ramo do futebol, a Geórgia vive o seu melhor momento, como falamos é a sua estreia na competição. Os cruzadores como são conhecidos possuem no seu elenco alguns jogadores conhecidos, o goleiro Mamar Shvili atua no Valencia da Espanha, o meia Chakvetadze joga no Watford da Inglaterra e o ponta-esquerda Kvaratskhelia que compõe o elenco do Napoli da Itália.
A seleção georgiana terá pela frente na Euro as seleções da Turquia, Portugal e República Tcheca. Dia 18 de junho enfrentará a Turquia no Signal Iduna Park em Dortmund, dia 22 jogará em Hamburgo no Volksparkstadion contra a República Tcheca e no dia 26 encerra a fase de grupos contra Portugal na Veltins-Arena em Gelsenkirchen.
Só pelo fato de estar no campeonato mais importante do futebol europeu, a torcida georgiana já está bastante alegre pelo feito. No jogo de classificação contra a Grécia na Repescagem, os torcedores invadiram o gramado para comemorar com os jogadores.
Texto por Pedro Lotti
Comments