Pesquisa Paritária 2024: Conheça a Chapa 2
- Rádio Plural
- 2 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2024

Por João Henrique do Nascimento e Victória Kelly
No dia 19 de agosto, a Universidade Federal de Ouro Preto lançou as três chapas dos candidatos à reitoria em 2025. A chapa 2 traz o professor e ex-diretor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Ichs), Luciano Campos, concorrendo ao cargo de reitor e a professora e diretora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), ao cargo de vice-reitora.
Há um ano Luciano e Roberta firmaram parceria com a decisão de lançar a candidatura com a chapa, e tem o objetivo de eleger o primeiro reitor fora do eixo campus Morro do Cruzeiro. Ao todo, possuem sete eixos de propostas que contemplam os pontos que necessitam de atenção na universidade.
Eixos e propostas
Eixo 1
Gestão democrática: governança, visão de futuro, planejamento, orçamento e participação.
O primeiro eixo tem como objetivo tratar sobre assuntos como a transparência e responsabilidade sobre o orçamento, aperfeiçoamento do planejamento administrativo, edificação da cultura de planejamento transversal nas unidades acadêmicas, evolução da gestão multicampi, abertura de um programa de desenvolvimento profissional para professores e técnicos administrativos em cargos da gestão, dentre outros.
Eixo 2
Assistência estudantil e assuntos comunitários: inclusão, diversidade, prevenção e combate às desigualdades e opressões.
Ideia de elaboração de um novo setor para acrescentar e discutir sobre inclusão, diversidade e preconceito. Promoção de ações de acolhimento dos estudantes e servidores, como o “Censo UFOP”, apoiar a política de moradias estudantis, incentivar editais relacionados com a política.
Eixo 3
Graduação: qualidade da formação, parâmetros de ensino-aprendizagem e enfrentamento da evasão.
Retomada dos “Planos de ações pedagógicas”, incentivar, instigar e apoiar a inovação de ensino, além do apoio das tecnologias como recurso pedagógico. Fala também sobre a preparação de editais que pesquisam sobre causas da evasão e de repetência, além de propor política institucional nas discussões sobre relações étnicos-raciais, história africana e cultura afro-brasileira, gênero e sexualidade, direitos humanos, dentre outros.
Eixo 4
Pesquisa, pós-graduação e inovação: condições de produção, qualidade e reconhecimento social.
Pretende promover a melhoria contínua das ações de pesquisa, que impulsiona seu crescimento e fortalecimento na UFOP. A proposta também vai trazer incentivo para a criação de novos laboratórios multiusuários, induzir a criação de novos cursos de pós-graduação, influenciar com políticas de incentivo o credenciamento de docentes nos programas de pós-graduação, criar política de acompanhamento de egressos, dentre outros.
Eixo 5
Extensão e cultura: fortalecimento da relação dialógica com as comunidades, integração de projetos e visibilidade.
Ressalta a consolidação da curricularização da extensão, o que estimula o olhar às demandas da comunidade, reforça o diálogo com a educação básica e fomenta a troca de conhecimentos e experiências. Ainda conta com o fortalecimento dos centros de cultura e extensão de João Monlevade (Cemonlevade) e de Mariana (Cemar), investimento no programa “UFOP com a escola”, criação de canais e oportunidades de escuta da comunidade, bem como o incentivo à retomada do Campus Aberto.
Eixo 6
Gestão de pessoas: desenvolvimento profissional, valorização e condições de trabalho
Propõe o desenvolvimento de uma política de infraestrutura e condições básicas de trabalho para os docentes, além de destacar e integrar a equipe terceirizada. O eixo também trata sobre ampliar o estímulo à qualificação dos Técnicos Administrativos (TAEs) na graduação e na pós-graduação, implementar uma política de gestão de vagas docentes como instrumento de escolha que leve em consideração o grau de esforço docente e do departamento, dentre outros.
Eixo 7
Qualidade de vida, integração e bem-estar: cultura, arte, esporte, lazer e outras práticas que proporcionam saúde física e mental na UFOP.
A proposta trata do desenvolvimento de programas voltados à saúde e ao bem-estar, envolvendo atividades físicas. Ainda propõe uma política de esporte e fortalecimento do plano de cultura da UFOP, além da ampliação e revitalização dos espaços destinados à realização de atividades artísticas e culturais.
コメント