Chapa Foca concorre a direção do centro acadêmico de jornalismo na Ufop
- Rádio Plural
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.
Conheça as propostas e os objetivos da gestão Foca que disputa a ocupação do C.A pelo próximo ano
Por Alice Bronzati e Geovanna Lopes
Na primeira eleição para o novo Centro Acadêmico de Jornalismo da UFOP, apresentamos a chapa Foca, cujo significado remete ao carinhoso apelido dado aos jornalistas iniciantes em uma redação. Sendo a única chapa inscrita, a equipe traz propostas na intenção de aprimorar o curso de jornalismo, que envolve a harmonia dos estudantes e a ocupação dos espaços da universidade. Os integrantes estão motivados a entrar nesse cargo porque acreditam que o curso precisa de uma ponte de diálogo entre os alunos de jornalismo, sobre as principais decisões que afetam diretamente os estudantes.
A gestão Foca inclui nove alunos estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo de quatro períodos distintos:
>Paulo César Santos Gouvêa (22.1.3057); presidente
>Eduarda Lopes (24.1.9001); vice-presidente
>Juliana dos Santos Siqueira (22.2.3020); diretoria da administração
>Luíza D’avila Gomes (22.1.3001); diretoria de comunicação
>Ana Clara Alves Oliveira (23.1.3289); secretariado
>Maria Eduarda Guimarães Vital(24.1.3399); diretoria de assuntos estudantis
>Pedro Vitor da Silva(22.2.3149); financeiro
>Ana Beatriz Nogueira Justino(23.1.3174); diretoria de eventos
> Vinicius Paes Silva Mendes(24.1.3306); diretoria de comunicação
As propostas iniciais, ditadas pela chapa, são embasadas em dois fatores temáticos: aprimoramento do curso e união.
Seguindo com as propostas ofertadas para as questões de aprimoramento, a Chapa Foca propõe, por exemplo, a possibilidade da volta dos trabalhos físicos feitos para o jornal Laboratório Lampião e para a revista Curinga, além de propor maior atuação jornalística prática em matérias eletivas e obrigatórias. Os integrantes ainda reivindicam uma discussão sobre melhorias nos laboratórios e equipamentos para o curso.
O segundo fator temático, pensado para a união do curso, é trazer questões sobre pautas políticas, redes de apoio e cuidado com os estudantes, em especial, com as mulheres e mães do curso. Cobrança de ação dos órgãos da universidade perante a casos ligados ao assédio também se apresenta na carta proposta da chapa, além de ter como objetivo também criar melhores espaços para convivência e integração entre os períodos. A gestão Foca também menciona a necessidade de trazer a identidade do curso por meio de ações e a captação de mais alunos para ocupar os espaços de representações estudantis. A chapa também deseja abrir um espaço para a comunicação entre os outros Centros Acadêmicos do campus de Mariana, e por fim, elaborar ações com temas alinhados a pautas sociais pertinentes como racismo, capacitismo, e preconceitos com a comunidade LGBTQIAPN+.
A eleição será na próxima quarta, 26 de março, das 5h da manhã às 23h59 da noite. A forma de votação será informado em breve pela comissão eleitoral responsável.
Por fim, a Rádio Plural convida os estudantes do curso para participar da sabatina da chapa Foca, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 21 de março, às 17h30, na hemeroteca. Os integrantes da chapa estarão abertos para esclarecimento de dúvidas, cobranças e sugestões sobre as propostas ofertadas. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer e avaliar a equipe, de modo que exerçam a democracia de forma plena e segura.
Comments