Segunda edição da Revista Re.lato é lançada
- Rádio Plural
- 22 de fev.
- 2 min de leitura
Edição retrata a vida de quem mora e estuda no Bairro Cabanas em Mariana
Por: João Henrique do Nascimento e Victória Kelly
A Revista Re.lato, um projeto de extensão feito pelos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), lançou sua segunda edição nesta segunda-feira (17), no hall do prédio Padre Avelar, localizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa). O evento contou com a distribuição de exemplares da revista juntamente ao projeto fotográfico Fotojornada.

A edição traz uma realização do Projeto Olhares Comunitários que oferece oficinas de alfabetização fotográfica para escolas de educação básica em comunidades da região de Mariana e Ouro Preto. Contando com alunos do curso de jornalismo, o projeto visa ensinar aos estudantes a entender a leitura e escrita do mundo, além da fotografia.
A revista foi produzida dentro das disciplinas de Tópicos em Redação Jornalística e Produtos e Processos Editoriais ofertadas no primeiro semestre de 2024 e contou com a coordenação dos professores Daniel Macêdo e Flávio Valle. Já a revisão foi feita por Gabriela Amorim e a revista teve como editores-chefe os estudantes Niara Xavier e Gabriel Ferreira. No projeto gráfico, a responsabilidade foi das alunas Ana Laura Diniz e Thais Soares. A foto de capa e outras fotografias foram feitas pelo estudante Paulo César Gouvêa. Além destes citados, outros alunos do curso de jornalismo também participaram do projeto.


Explorando o papel da universidade nos trabalhos produzidos, o projeto ajuda a identificar assuntos locais com a colaboração entre professores, alunos e diretores. O olhar voltado ao local em que vive traz um diferencial à proposta, com a discussão não somente da fotografia, como também do sentimento por trás.
O professor Daniel Macêdo afirma que a Re.lato é um trabalho em conjunto com o projeto Olhares Comunitários. “Nesse caso, tem uma relação muito íntima com esse projeto de extensão, que aconteceu na escola João Ramos Filho, do Cabanas e que produz uma dinâmica em que o ensino e a extensão se conjugam de modo coletivo [...] então a Re.lato nessa edição é uma produção para a sociedade”.
Comments