Eleições para Reitoria da UFOP 2024: O que é e como funciona?
- Rádio Plural
- 23 de set. de 2024
- 3 min de leitura

As campanhas, apresentações e propostas das chapas que estão concorrendo à reitoria e vice-reitoria da UFOP em 2024 já começaram. E esse ano, três chapas, formadas por docentes da universidade, estão participando das eleições:
Chapa 1: Esperançar é Agir
Prof. Eleonardo Lucas Pereira (Candidato a Reitor)
Profa. Cristiane Márcia dos Santos (Candidata à Vice Reitora)
Chapa 2: Reconstruir o Diálogo e Planejar o Futuro
Prof. Luciano Campos da Silva (Candidato a Reitor)
Profa. Roberta Eliane Santos Froes (Candidata à Vice Reitora)
Chapa 3: A UFOP que Somos e que Desejamos
Profa. Kátia Gardênia Henrique da Rocha (Candidata à Reitora)
Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior (Candidato a Vice Reitor)
E assim como qualquer outra eleição, antes de definir qual será o seu voto, é necessário, além de conhecer os candidatos e suas propostas, compreender o seu propósito e importância.
Para entender melhor, a eleição para reitoria consiste em uma pesquisa para definir o novo reitor da universidade, e é realizada por meio da apuração de votos entre todos os membros ativos da instituição, exceto terceirizados, então isso inclui: professores, estudantes e os funcionários que desempenham funções administrativas e técnicas na universidade, os TAEs, para saber a preferência da comunidade universitária para ocupar os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a).
Qual a função do reitor?
O reitor, responsável pela administração e representação da universidade, ocupa o cargo de presidente do Conselho Universitário (CUNI), órgão máximo da UFOP. Ele planeja, coordena, supervisiona, avalia e controla todas as atividades universitárias, além de assinar convênios, contratos, acordos e ajustes, nomear e dar posse aos diretores das Unidades Acadêmicas e de outros órgãos da universidade. O reitor também tem o poder de vetar deliberações do Conselho Universitário, Conselho Curador e Conselhos Superiores, dos chefes de departamento e coordenadores de curso.
Cabe à universidade, a aprovação e execução de planos, programas e projetos de investimentos e desenvolvimentos relacionados a pesquisas, atividades acadêmicas, obras, serviços e aquisições que garantam um padrão de qualidade tanto no ensino quanto na infraestrutura. E embora o reitor seja o responsável por todas essas questões que compõem o ambiente e espaço da universidade, algumas demandas vão além de sua responsabilidade, como o acesso ao saneamento básico e a rede elétrica dentro das estruturas pertencentes à instituição, sendo estes, deveres a serem garantidos à comunidade acadêmica pelo município.
Quando e como irá funcionar a votação?
A votação, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro, será feita de forma online e secreta, através do sistema de votação eletrônica da Universidade Federal de Ouro Preto. O Sistema E-Votação UFOP, estará aberto a partir das 8 horas do dia 2 de outubro e fechará às 17 horas do dia seguinte, 3/10.
A Comissão de Pesquisa Paritária fará a atribuição dos pesos de acordo com os três segmentos da comunidade universitária: técnicos administrativos em educação, docentes e discentes. A chapa que obtiver mais votos, segundo a participação ponderada dos três segmentos, será a vencedora.
O resultado preliminar das votações não tem uma data definida, mas estão previstas para serem divulgadas imediatamente após o fim da conferência dos votos, que serão feitas posteriormente ao encerramento das votações.
A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 21 de outubro.
Vale lembrar que essa é uma oportunidade de exercer o direito à democracia, de poder escolher pessoas que irão não só representar a universidade, mas buscar por melhorias e promover o seu desenvolvimento. Essa ação permitirá que o ensino e a formação oferecidos pela universidade sejam de qualidade, e que toda a comunidade acadêmica tenha a oportunidade de frequentar e usufruir de uma instituição com excelência. Não deixem de votar!
Texto por Beatriz Lima
Fontes:
Regulamento, Calendário, Chapas:
Comments